top of page

O que são infecções respiratórias agudas?

As infecções respiratórias agudas são classificadas como infecções do trato respiratório alto ou baixo e sua maior parte é causado por vírus que vão desenvolver na sua grande maioria doenças brandas com sinais e sintomas não específicos como: Tosse, coriza, febre, dor no corpo, etc. Os principais agentes virais causadores das síndromes respiratórias agudas são: Adenovirus; Bocavirus; Coronavirus; Enterovirus (Echovirus); Influenza A, B, C; Metapneumovirus; Parainfluenza 1, 2, 3, 4; Rhinovirus, Virus Sincicial Respiratório (RSV) e também o SARS-CoV 2 o agente causador da COVID-19.

Devido falta de terapia efetiva para a maioria das viroses respiratórias, é necessário que ao aparecimento de qualquer sintoma respiratório e/ou gripal a avaliação clínica do paciente e se necessário a realização de o exame Multiplex Painel Respiratório. Que é um teste de PCR em Tempo Real (qPCR), com a capacidade quantificar e detectar até 21 patógenos com maior precisão.

A associação de uma boa avaliação clínica e um diagnóstico preciso das viroses respiratórias é fundamental para uma conduta adequada, prevenindo a evolução para as formas graves nas pessoas vulneráveis ou de grupos de risco além de se evitar o uso de medicações de forma inadequada

Na suspeita de INFLUENZA ou COVID-19 procure o seu médico e EVITE a Auto-Medicação.

Por Dr. Marcos Moura. (@marcos.amoura )

62 visualizações0 comentário

Comments


doctoralia.png
bottom of page