A asma é uma doença caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas, resulta da predisposição genética mais exposição a fatores ambientais. Os sintomas mais frequentes como tosse, sibilância e falta de ar são decorrentes da hiperresponsividade das vias aéreas.
Pessoas com maior risco a desenvolver asma, ao serem sensibilizadas por estímulos externos como cigarro, poluentes e infecções virais, desenvolvem uma resposta imunológica a esses antígenos. Isso resulta em broncoconstrição e aumento da secreção de muco no interior das vias aéreas. Essas alterações são responsáveis por causar os sintomas da doença.
A asma geralmente inicia na infância, mas existem raros casos que podem surgir na vida adulta. A via mais comum da asma é a alérgica ou eosinofílica que responde muito bem ao uso de corticoide inalatório. Noss casos de asma grave o paciente deve ser avaliado considerando sua particularidas para melhor tratamento e acompanhamento da doença.
O diagnóstico é clinico, caracterizado pela obstrução variável ao fluxo aéreo . A avaliação complementar com a espirometria é de grande auxílio .
Devido as diversas manifestações e níveis de intensidade, os pacientes que sofrem com esta doença necessitam de acompanhamento regular com Pneumologista para início e ajustes no
tratamento, melhorando assim a qualidade de vida e evitando agudizacoes e danos das vias aéreas.
Comments